domingo, 7 de junho de 2009

Resultados eleitorais

O primeiro facto relevante, mas que não surpreendeu, foi na noite das eleições ninguém ter falado de Europeias e todos tenham falado das próximas legislativas criando a estranha sensação de que estas eleições foram apenas um ensaio para as "verdadeiras" eleições que irão ocorrer no Outono, dando assim justificação aos mais de 62,5% (quase 6 milhões) dos eleitores que apesar do tempo estar mais propício para eleições decidiram guardar o seu voto para quando este seja realmente importante enquanto a maioria dos outros 3,5 milhões foi votar nos partidos que apoia (ou castigar os que julga merecerem punição) fingindo estar a votar nos deputados que os irão "representar" (?) no Parlamento Europeu.
O segundo elemento mais significativo foi obviamente a dimensão da derrota eleitoral do PS. Não só não ganhou as eleições (o que era o seu objectivo proclamado) como a diferença para o PSD é superior a 5% e teve uma votação inferior à soma do BE-CDU-PP que em conjunto alcançaram 29,8%. Foi uma clara vitória de "toda" a oposição. Em primeiro lugar do PSD que ganhou as eleições em número de votos e mandatos, mas também do BE que consolida a sua posição na esquerda e que pode vir a desempenhar um papel decisivo na questão da "governabilidade" (o que justifica toda aquela festa apesar de ter tido pouco mais de um terço dos obtidos pelo PSD aquando da sua derrota histórica), da CDU e do PP.
O facto de toda a oposição ter ganho, da abstenção ter atingido 62,5%, dos "votos brancos" terem ascendido a 164.789 (4,64%) e os nulos 71.118 (2,0%), significam que tudo pode acontecer nas próximas legislativas. Os próximos meses dirão se PS vai ganhar claramente as eleições (embora a maioria absoluta seja muito dificil), ter um resultado sofrível ou sofrer uma derrota arrasadora. E permitam-me que discorde dos que dizem que o resultado confirma o PSD como alternativa. O "país" (ou melhor uma parte do país) sente que precisa de uma alternativa e, até por hábito, olha para o PSD em busca dessa alternativa, mas isso não significa que o eleitorado veja já o PSD como essa alternativa. Para ganhar as eleições legislativas e eventualmente poder voltar ao Governo o PSD terá que ser capaz de demonstrar que é capaz de construir essa alternativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário