quinta-feira, 11 de março de 2010

Dois posts interessantes

no Margens de Erro. Um primeiro sobre "a percepção mediana da posição dos partidos por parte do eleitorado em geral" e o segundo sobre as diferenças nas percentagens de votos dos principais partidos consoante a idade dos eleitores.

No primeiro caso achei particularmente interessante o deslocamento para a direita das percepções das posições dos partidos. Neste caso, parece-me que boa parte das diferenças desde 2005 até agora derivam de opções estratégicas dos partidos (a excepção será o PSD relativamente ao qual a questão talvez seja a de saber se neste período teve alguma estratégia), que resultaram relativamente bem para o PS (e também para o BE e CDS-PP) mas que podem colocar o PS numa posição estratégica dificil caso o PSD sob uma nova liderança consiga retornar ao seu posicionamento relativo inicial.

Quanto ao segundo post, julgo que confirma basicamente a percepção da maior penetração do BE no eleitorado jovem, o sucesso da estratégia do CDS-PP em rejuvenescer a sua base eleitoral e também a tendência para ao longo da vida o sentido de voto tender para os partidos mais "moderados".

Sem comentários:

Enviar um comentário