sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Sobre as declarações de Manuela Ferreira Leite

Depois de um discurso na noite das eleições bastante moderado Manuela Ferreira Leite tem nos últimos dias vindo a "endurecer" o discurso face ao PS (no que parece ser um sinal de que se prepara para desiludir aqueles que pensam que irá abdicar da liderança a seguir às eleições autárquicas).

Foi, no entanto, com alguma surpresa no entanto que assiti à forma como as suas últimas declarações tem sido interpretadas. No actual quadro parlamentar, a iniciativa de qualquer entendimento deve partir do PS (que até agora deu poucos ou nenhuns sinais do que pensa vir a fazer) e obviamente que o PSD nunca poderia abdicar de defender os pontos fundamentais do seu programa e muito menos forma antecipada.
Neste contexto as declarações da lider do PSD ao afastar "ajudar de forma envergonhada José Sócrates" são não só naturais como admitem implicitamente um entendimento claro e, como é natural, com cedências mútuas.

E são, portanto, um sinal positivo pois julgo sinceramente que no quadro actual a solução mais "normal" seria alguma forma de entendimento entre PS e PSD pois parece-me que o que separa estes dois partidos é bastante menos do que o que separa o PS quer do CDS quer, pese embora a retórica de esquerda utilizada na campanha, do BE-CDU. E, mais do ponto de vista estratégico esse entendimento até seria tendencialmente vantajoso para o PSD.

Sem comentários:

Enviar um comentário