sábado, 29 de janeiro de 2011

A situação no Egipto


A chama da revolução está agora a assolar um Egipto onde os protestos continuam pelo 5.º dia consecutivo com os manifestantes a desafiarem o recolher obrigatório. 

Tal como sucedeu na Tunísia estes protestos parecem ter surgido de forma espontânea o que torna a situação particularmente incerta na medida em que não parece haver uma força com a qual o Governo possa negociar uma solução.

No entanto, diferentemente do que aconteceu na Tunísia, as forças políciais e, embora com menos entusiasmo, o exército estão a dar sinais de que continuam a apoiar o poder. A nomeação do chefe dos serviços secretos como vice-presidente parece ser uma medida que visa sobretudo assegurar a fidelidade das forças militares fazendo recear a hipótese de uma repressão violenta das manifestações de protesto, que as notícias de pilhagens poderão ser utilizadas para justificar como uma medida indispensável para evitar o caos e repor a ordem.

1 comentário:

  1. estes protestos parecem ter surgido de forma espontânea

    pois parecem

    mas o que parece ....não é

    تونسAmis révolutionnaires, amies inévitablement contestataires, bonsoir !

    Hier, le premier ministre intérimaire Mohammed Ghannouchi a été interviewé, il a failli pleuvoir de ces glandes lacrymales, le visage du peuple a laissé transparaitre quelques éclaircies après

    há sempre alguém a dar uma ajuda

    de resto como cá

    isso da espontaneidade é ingenuidade

    ResponderEliminar