domingo, 23 de janeiro de 2011

Tambores da Noite - Teatro Dona Maria - 22 de Janeiro



A acção decorre em Janeiro de 1919, tendo por pano de fundo uma Berlim onde se desenrola a batalha decisiva do Bairro dos Jornais em que as tropas governamentais esmagaram aquela que ficou conhecida como a revolução espatarquista. Episódio que marcou o fim do movimento iniciado em Novembro de 1918, data do fim  da 1ª Guerra Mundial e (começo do) fim da vaga revolucionária que assolou a Europa daquele período e das esperanças bolcheviques no sucesso de uma revolução socialista mundial.

Andreas Kragler, soldado desaparecido nas trincheiras, regressa 4 anos, para uma Berlim em convulsão e descobre que a mulher que amava (Anna Balicke filha de uma família burguesa) estava agora noiva, e grávida, do burguês Murk, que não só não havia combatido na guerra como havia enriquecido graças a ela.

Ana acaba por abandonar Murk e os pais e procura Kragler, e o casal termina junto. Estamos, porém, muito longe do final feliz hollywoodesco. A acção decorre sob o signo de um cartaz onde refere “Nada de olhares românticos” e a frase "my home is my castle" surge várias vezes na peça (simbolizando o lar pequeno burguês indiferente aos acontecimentos revolucionários). O casamento surge não como um lugar idílico, onde é possível ser feliz, mas como um refúgio para um Kragler que optou pelo compromisso e a capitulação, abandonando os seus colegas revolucionários (destinados a sucumbir numa luta desigual, mas heróica, pelos seus ideais) para ter uma existência "confortável" junto da mulher que o havia esquecido.

Sem comentários:

Enviar um comentário