domingo, 13 de fevereiro de 2011

My Blueberry Nights



É um filme de Kar Wai Wong de 2007 que apenas vi ontem à noite na RTP2. Esteticamente adorei o filme,  bastam a forma como o realizador lida com a luz, principalmente nas imagens do Metro de Nova Iorque, e a banda sonora para justificar que se veja o filme. E apesar do argumento ser pouco convincente, os diálogos são em geral bem construídos e transmitem ao filme uma dimensão quase poética .

O filme começa com Elizabeth (Norah Jones) a saber por Jeremy (Jude Law), dono de um café-restaurante em Nova Iorque, que o seu companheiro que mora naquela zona jantou com outra mulher, telefona-lhe e rompem a relação. Ela deixa as chaves no café para o companheiro as ir buscar e acaba por voltar todas as noites e fala com Jeremy (provavelmente o dono de café mais simpático do mundo que guarda diversas chaves de situações semelhantes num jarro), até que decide afastar-se de Nova Iorque e parte numa viagem de auto-descoberta, sem dizer adeus:

How do you say goodbye to someone you can't imagine living without?
I didn't say goodbye. I didn't say anything. I just walked away.
At the end of that night I decided to take the longest way to cross the street.
Trabalhando primeiro simultaneamente num bar e num restaurante e depois num casino, Elizabeth cruza-se primeiro com Arnie e Sue Lynne (Rachel Weisz - fantástica como sempre) e depois com Leslie (Natalie Portman). É esta a parte mais interessante do filme pois é a partir das histórias dos relacionamentos de Arnie com Sue Lynne e Leslie com o seu pai (que nunca chegamos a ver) que o autor aborda a complexidade dos relacionamentos humanos e a importância dos outros para nos definirmos a nós próprios,
Sometimes we depend on other people as a mirror
To define us and tell us who we are
 e que Elizabeth descobre o seu próprio caminho
It took me nearly a year to get here. It wasn't so hard to cross that street after all, it all depends on who's waiting for you on the other side.

Sem comentários:

Enviar um comentário