terça-feira, 8 de março de 2011

Amores Perros - Amor Cão


É um filme de Alejandro Gonzales Iñarritu que conta três histórias que se cruzam num acidente de viação, compondo um filme denso (quase demasiado denso) com personagens complexas, cujas acções são motivadas por sentimentos, dinheiro e desejo de vingança que hesitam e têm dúvidas e arrependimentos. Um filme em que encontramos, em todas as histórias, cães que, por vezes, chegam a ser tão ou mais importantes para o filme como as personagens humanas.

No primeiro quadro o filme temos a história de Octavio (interpretado por Gael Garcia Bernal) e Susana. Octávio é um jovem pobre que vive com a mãe, o irmão e a cunhada - Susana - e o filho destes. Octávio apaixona-se pela cunhada, maltratada pelo marido, e envolve-se no mundo das lutas de cães para com o seu cão Cofi ganhar dinheiro para poder fugir com a cunhada. Após algum sucesso as coisas acabam por correr mal quando um rival baleia Cofi, sendo esfaqueado por Octavio, terminando a primeira parte deste quadro com uma fuga a alta velocidade que termina no acidente que liga as três histórias do filme.

No segundo quadro, encontramos um produtor de televisão (Daniel) bem sucedido que abandona a mulher e as filhas para ir viver com uma jovem modelo bem sucedida (Valerie), que no dia em que vão viver juntos sofr um grave acidente que afecta gravemente as suas pernas. É talvez o segmento mais negro do filme com o amor de Daniel e Valerie a ser seriamente testado pelo efeito da mutilação da bela modelo - que acaba por perder a perna - a que se soma a tensão criada pelo desaparecimento do cão de ambos (Richie) que ao correr atrás de uma bola desaparece num buraco do soalho, sem que durante bastante tempo se perceba se se perdeu, se assustou ou foi encurralado e devorado pelas ratazanas, criando uma situação simultaneamente mórbida e irónica, que serve de metáfora ao filme.

No terceiro quadro, temos um antigo professor universitário (El Chivo) que abandonou a mulher e a filha para se juntar à guerrilha e que, depois de alguns anos na prisão, vive na rua com os seus cães e ganha dinheiro como assassino contratado. El Chivo que quando vai assassinar um homem vê a sua acção interrompida pelo acidente e que vai salvar Cofi (o cão de Octavio). Treinado para lutar contra outros cães, apesar de aparentemente dócil, Cofi mata os outros cães e acaba por se tornar no companheiro inseparável de um El Chivo arrependido e que no final do filme deixa uma mensagem para a filha o julga morto. Naquele que é talvez o único momento de alguma esperança num filme inspirado, mas profundamente pessimista, que termina com El Chivo e Cofi afastando-se sozinhos num cenário negro e desolado. Um El Chivo que perdoou Cofi do mesmo modo que deseja ardentemente o perdão da filha.

Sem comentários:

Enviar um comentário