domingo, 13 de março de 2011

Social Network - Rede Social


É um filme sobre o criador do Facebook Mark Zuckerberg que se tornou bilionário aos 20 anos e que no filme é apresentado como um génio informático, mas inábil nas relações humanas e sociais, a quem a namorada (Erica) diz no final da primeira cena do filme: "You are probably going to be a very successful computer person. But you’re going to go through life thinking that girls don’t like you because you’re a nerd. And I want you to know, from the bottom of my heart, that that won’t be true. It’ll be because you’re an asshole". Noutra das frases marcantes que assinalam o inicio do filme em que Erica diz que ele está obcecado em pertencer a um "clube universitário" a que Mark responde que "there’s a difference between being obsessed and being motivated" a que Erica responde, sarcasticamente, "Yes, there is". E, mais do que o dinheiro, é essa obsessão pelo "sucesso" e o "reconhecimento social" que motivam Mark, que nunca vemos a divertir-se, e o levam a sacrificar amizades e contribui para que se veja envolvido em numerosos conflitos judiciais.

No filme Mark é movido por uma necessidade de provar o seu valor, de demonstrar que era capaz de "triunfar", não só aos outros (e a Erica) mas, sobretudo, a si próprio e que o leva a dedicar todas as suas energias à empresa e a colocar nos seus cartões a expressão "I’m CEO... Bitch". Apesar do triunfo da sua empresa, Mark termina o filme dizendo, sem grande convicção, à advogada "I'm not a bad guy" e fica sozinho frente a um ecrã à espera da resposta de Erica a um pedido de amizade pelo Facebook.... procurando inspirar no espectador um sentimento de pobre bilionário, numa versão, muito pouco convincente, da ideia de que o dinheiro não traz felicidade... ou talvez apenas que a diferença mais importante entre nós e os ricos é que eles têm mais dinheiro.

Claro que boa parte do filme decorre em torno da evolução da empresa em que depois da intuição inicial é evidente o importante papel de Sean Parker (representado Justin Timberlake), fundador do Napster. Sean é a única personagem do filme com estatura intelectual à altura de Mark, que o apresenta a financiadores e num estilo de vida com mulheres, festas, bebida e drogas que, contudo, não seduz Mark nem o desvia do seu caminho, ficando no filme a ideia de que o próprio Mark terá denunciado Sean à polícia.

Se o filme conta a história do sucesso fulgurante do Facebook sobre o qual a dada altura Sean diz: "We lived on farms and then we lived in cities and now we’re gonna live on the internet" abdica de tentar explicar as razões porque tantas pessoas têm "conta" no Facebook ou as consequências sociais de um fenómeno que nos mostra apenas pelos olhos do seu criador.

Sem comentários:

Enviar um comentário