terça-feira, 15 de setembro de 2009

Esmiuçando o programa dos Gatos Fedorentos

Não é o Daily Show do Jon Stewart que muito aprecio mas gostei sinceramente do programa e da entrevista do Ricardo Araújo Pereira a José Sócrates. As perguntas eram quase geniais (especialmente a última), tendo faltado apenas uma maior desenvoltura na forma como eram colocadas e a habilidade de Jon Stewart para “agarrar” as respostas do convidado para dar maior ritmo e naturalidade à entrevista.

Na entrevista de ontem,José Sócrates esteve bastante bem principalmente quando respondeu de forma mais formal (embora não tão bem nas vezes em que tentou responder num tom mais humorístico, ocasiões em que pareceu demasiado hirto), tendo sido particularmente interessante a sua resposta à questão sobre os outros líderes europeus e, em especial, a surpreendente revelação da sua admiração por Sarkozy.

É que apesar de Sarkozy ter em comum com Sócrates o gostar de apresentar-se como um modernizador e um desportista (é igualmente um praticante de jogging) nada me levaria, à partida, a supor existir essa admiração.

Sarkozy é um político de direita que enquanto foi Ministro do Interior advogou uma política musculada de defesa da “lei e da ordem” (foi famosa a sua referência à “canalha” feita antes dos conflitos nos subúrbios ocorridos em 2005) e foi responsável pela redução dos direitos dos emigrantes (políticas que mereceram muitas críticas da esquerda que o comparou a Le Pen, e que fariam Paulo Portas parecer um candidato moderado), sendo conhecida a sua oposição à entrada da Turquia na União Europeia.

Em termos de política económica, Sarkozy tem por diversas vezes manifestado uma posição negligente em relação às finanças públicas e promovido uma política fiscal que reduz as taxas máximas de tributação e aprovado medidas que reduziram a protecção social aos desempregados . Ainda em termos económicos Sarkozy é instintivamente um defensor do proteccionismo e tende a adoptar uma atitude dirigista com ingerência directa do Estado nos negócios privados procurando promover “campeões nacionais” (o que curiosamente Manuela Ferreira Leite tem “acusado” Sócrates de fazer).

Além disso, Sarkozy é geralmente considerado como um hiper-activo (o que não é propriamente um elogio), de ter um comportamento narcisista e de possuir uma verdadeira obsessão com a sua imagem. Tendo adoptado um estilo de vida caracterizado por um elevado grau de exposição da sua vida privada.

Seria pois curioso que Sócrates tivesse explanado um pouco mais sobre as razões da sua admiração por Sarkozy.

Sem comentários:

Enviar um comentário