sexta-feira, 1 de abril de 2011

A culpa da crise política e o descaramento do Governo


A não perder o interessante artigo do Professor Luís Campos e Cunha no Público de hoje em que desmascara a responsabilidade do Governo no desencadear da actual crise política afirmando, e passo a citar, que "o Governo sabia antecipadamente o que iria acontecer às contas de 2010 e quis precipitar a crise antes do descalabro final; assim, negociou e ajustou um conjunto de medidas (vulgo PEC-4) apenas e só com os nossos parceiros europeus. nesse pacote estava tudo o que o PSD tinha vetado em negociações anteriores (PEC-2 e PEC-3). Apresentou essas medidas num primeiro momento como inegociáveis. O PSD, orgulhoso da sua posição disse um «não» também inegociável. No dia seguinte, o Governo dando o dito por não dito afirmou-se disposto a negociar. Mas o PSD caiu que nem um patinho e o Governo caiu como o próprio queria e planeou" e a partir de então "para Sócrates as culpas são do PSD. A queda brutal dos ratings, a subida das taxas de juro, o descalabro das contas públicas serão tudo culpa do PSD".

O grau de evidência da manobra do Governo só tem paralelo no descaramento com que tem vindo a implementar esta "brilhante" estratégia... O PSD foi (está a ser) talvez demasiado ingénuo na forma como tem conduzido este processo, mas como conclui o Professor Luis Campos e Cunha "tudo isto tem um rosto e um primeiro responsável. Lembrem-se disto no dia do voto e não faltem, nem que seja para votar em branco".

2 comentários:

  1. Teoria da conspiração?
    É preciso provar que a sequência do que o governo negociou em Bruxelas e que naturalmente suporia um resgate noutras condições mais tarde, seria pior para os interesses do país sendo neste caso validada a acção do PSD EM PROVOCAR A CRISE POLÍTICA .

    ResponderEliminar
  2. O ponto do post não é qual seria a melhor altura para o resgate, mas sim chamar a atenção para quem nos conduziu a situação de ficarmos à mercê da assistência financeira externa.

    ResponderEliminar