domingo, 3 de abril de 2011
Melinda e Melinda - Woody Allen
Está muito longe de ser um dos melhores filmes de Woody Allen, mas é um "exercício" interessante em torno das histórias paralelas - imaginadas por um grupo de amigos num jantar - de dois casais cujas vidas são perturbadas por intromissão inesperada de uma mulher Melinda (que num caso é a vizinha de baixo e noutro uma colega de escola).
O facto de serem histórias que vão sendo imaginadas por outras personagens - e consequentemente pouco "trabalhadas", que na verdade vão sendo "construídas" ao longo do filme - bem como as sucessivas transições entre uma e outra história não permitem que o filme (diferentemente do que sucede por exemplo em Match Point) nos prenda emocionalmente.
Mas julgo que terá sido essa mesma a intenção de Woody Allen, que quis mostrar - de forma racional - a nossa falta de controlo sobre as nossas próprias vidas (um ponto importante, e que não será acidental, é o facto de com a excepção de Melinda, as personagens serem diferentes nas duas histórias)
e como é ténue a linha de separação entre a comédia e a tragédia.
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