terça-feira, 12 de abril de 2011

Notas Breves (II) - Fernando Nobre



O anúncio de que Fernando Nobre irá ser o cabeça de lista do PSD pelo distrito de Lisboa constitui sem dúvida uma grande surpresa, sobretudo pelo seu percurso político recente, pois estamos falar de alguém que foi, em 2009, mandatário nacional do Bloco de Esquerda, às eleições europeias e, ainda, recentemente foi um candidato a Presidente da República que, embora independente e tendo adoptado um discurso moderado, foi apoiado pela ala soarista do PS, reunindo votos sobretudo dos eleitores de centro-esquerda que não se reviam na candidatura de Manuel Alegre.

Tenho, por isso as maiores dúvidas que a sua integração vá trazer um número significativo de votos ao PSD, tanto mais que, naturalmente, as eleições legislativas se centram nas figuras dos líderes partidários e nos respectivos programas eleitorais. No caso concreto suscita-me, ainda, perplexidade o facto de Fernando Nobre ser apresentado como "candidato" a presidente da Assembleia da República sobretudo por se tratar de alguém que não tem qualquer experiência parlamentar.

Trata-se, não obstante de uma opção com alguns pontos muito interessante. Em primeiro lugar, porque, ir buscar alguém que é conhecido pelas suas preocupações sociais, parece ser uma boa resposta estratégica às acusações de "ultraliberalismo" que o PS tem dirigido ao PS e, em segundo lugar, constitui uma demonstração das afirmações da liderança do PSD de que está disponível e irá procurar construir um consenso alargado para enfrentar a situação em que o país se encontra.

Sem comentários:

Enviar um comentário