sexta-feira, 1 de abril de 2011

A entrevista do Ministro das Finanças à TVI


Foi uma entrevista de um Ministro das Finanças incomodado e na defensiva a quem no último ano tudo tem corrido da pior maneira possível e que sabe que só um milagre poderá salvar Portugal de ter de recorrer à ajuda externa.

Apesar de uma entrevistadora bastante benevolente revelou pouca convicção, e algum nervosismo, nas respostas não conseguindo justificar a revisão dos valores do défice e cometendo mesmo aquilo que terá sido uma pequena gaffe ao referir que para assegurar o cumprimento das obrigações do Estado teremos que ser "mais criativos", recusando-se depois a explicar a que se estava a referir.

Do ponto de vista politico a entrevista foi uma péssima prestação, pela forma pouco hábil com que defendeu que o Governo não tem legitimidade para iniciar um pedido de auxílio externo e, sobretudo, pela forma deselegante como tentou "empurrar" essa responsabilidade para o Presidente da República. Passando, demasiado rapidamente, de um discurso em que não ía ser necessária a ajuda externa, para uma admissão implicita de que o Governo considera inevitável esse pedido... e só não o faz porque considera que não tem condições para o fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário