terça-feira, 5 de abril de 2011

Ganhou o melhor



Cresci a ouvir o lema "Que ganhe o melhor... e que o melhor seja o Benfica", que para mim sempre significou que mais importante do que ganhar é sermos capazes de nos superarmos. Que as vitórias só são gloriosas quando são o resultado desse esforço para aperfeirçoarmos as nossas capacidades para sermos melhores e que não têm qualquer valor se forem obtidas a qualquer custo. E que se os adversários forem melhores há que reconhecer o seu mérito, felicitás-los e tentar fazer melhor no próximo jogo, nas outras competições ou na época seguinte.

Por isso, para mim, a atitude lamentável de apagar as luzes do Estádio da Luz e ligar o sistema de rega do relvado quando o FC do Porto estava a festejar a conquista do seu 25.º título de campeão nacional (curiosamente confirmado na 25.ª jornada) está nos antípodas do espirito benfiquista.

Uma atitude que parece-me tanto mais lamentável quanto revela que, numa altura de emergência financeira, económica e social - em que mais do que nunca seria importante afirmar e dar o exemplo de união, solidariedade e fair-play - há quem, infelizmente, persista em alimentar divisões e fazer crescer a crispação, demonstrando que para além dos défices orçamental e externo existe igualmente um défice de educação e de formação cívica.

Este ano o campeonato foi bem entregue. Parabéns ao Futebol Clube do Porto que esta época foi inegavelmente a melhor equipa do campeonato... e que para a próxima, seja nas competições que ainda faltam disputar este ano seja no campeonato da próxima época, o meu Sport Lisboa e Benfica seja o melhor !

Sem comentários:

Enviar um comentário