domingo, 29 de maio de 2011

A Árvore da Vida (The Tree of Life) - Terrence Malick


Aparentemente uma história de uma família da década de 50 com três filhos recordada pelo filho mais velho (representado por Sean Penn) que sofre uma tragédia,  "A Árvore da Vida" é sobretudo um filme sobre o que é ser humano e sobre a tragédia do Homem perante os mistérios do universo e os dramas da vida e da morte, a forma como lidamos e superamos com a tragédia e o sofrimento, a forma como sentimos e nos relacionamos com os outros, o conflito interior entre o bem e o mal e a correlação entre o que somos e como vivemos e o que nos sucede ao longo da vida.

Um filme que aborda a perda de inocência, a descoberta de que a "vida não é justa", o experimentar da crueldade e a dúvida sobre o que uma "vida bem vivida" e se "vale a pena ser-se bom". Em que se contrasta a atitude da mãe para quem "Unless you love, your life will flash by" e do pai severo e obcecado com o "sucesso" que quer que os filhos sejam "fortes".

Um filme que é um poema espiritual, quase uma oração, em que o sentimento religioso está sempre presente - desde a frase inicial, não por acaso retirada do livro de Job - e em que apesar (ou talvez por causa) da adversidade nunca é questionada a presença de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário