quinta-feira, 19 de maio de 2011

Notas de Paris (II): Rembrandt et la figure de Christ - Louvre


Um conjunto de quadros e gravuras de Rembrandt e dos seus discípulos, mas também de outros autores com destaque para várias gravuras holandesas dos séculos XV e XVI, reunidos numa exposicão que nos transmite a imagem de Cristo segundo Rembrandt. Imagem que o pintor "construiu" com base nos tracos fisionómicos dos judeus holandeses e que nos aproxima de um Jesus autêntico que surge representado em cenários que nos reconduzem ao mundo das primeiras comunidades cristãs. Em que se sente a busca de Rembrandt do Cristo histórico movido por um desejo de regresso às raízes da cristandade e de proximidade a Cristo que constituem duas marcas características do protestantismo.

E que se traduzem num afastamento da tradicional pose majestática em favor da naturalidade, de tal modo que mesmo nos quadros em que Jesus surge iluminado (como sucede, por exemplo, num de Jesus com os os peregrinos de Emmaus) a luz parece natural. Um Cristo cuja humanidade é evidente num quadro que representa Jesus na cruz onde transparece o sofrimento físico no Seu rosto e que na exposicão contrasta com um também magnífico outro quadro de Jesus na cruz, de Jacob Backer, que nos apresenta um Jesus belo de proporcões clássicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário