sábado, 28 de maio de 2011

A situação na Líbia

Nos últimos dias tem-se assistido a uma intensificação dos ataques aéreos dos aviões da NATO contra alvos líbios numa campanha militar que se tem vindo a prolongar e ao envio de meios militares adicionais, ao mesmo tempo que aumenta igualmente a pressão internacional para que Kadhafi abandone o poder numa tentativa de acelerar o processo de desagregação do regime do coronel líbio e, assim, resolver o impasse militar no terreno.

É no entanto impossível prever quanto tempo o regime poderá, ainda, resistir. A história revela que é muito dificil derrubar um regime unicamente através da superioridade aérea, pelo que, enquanto o regime líbio se mantiver coeso e puder continuar a contar com a lealdade das suas forças militares, a actual situação poderá prolongar-se por tempo indeterminado. Se assim for as únicas saídas para derrubar o regime líbio serão uma solução negociada ou uma intervenção militar no solo, seja directa - passo que as forças aliadas compreensivelmente hesitam em dar - seja através de um apoio técnico e material substancial aos rebeldes - solução também problemática dado não ser clara qual a aceitação dos rebeldes pelas populações nas áreas sob controlo de Tripoli.

Sendo importante recordar que, em qualquer caso, o abandono do poder por Kadhafi será apenas o primeiro passo de um processo longo até à normalização da Líbia.

Sem comentários:

Enviar um comentário