quarta-feira, 25 de maio de 2011

Sondagem para a a RTP / Antena 1 / Diário de Notícias e Jornal de Notícias - CESOP Católica

A sondagem realizada pelo CESOP - Católica nos dias 21 e 22 de Maio apresenta os seguintes resultados:

PSD: 36% (+2%)
PS: 36% (=)
CDS-PP: 10% (=)
CDU: 9% (=)
BE: 6% (+1%)
Outros/Brancos/Nulos: 3% (-3%)

Sendo de destacar a recuperação do PSD, que surge empatado com o PS em intenções de voto, e do BE, enquanto que PS, CDS e CDU mantêm as percentagens obtidas na sondagem anterior. Em termos de esquerda/direita PSD+CDS-PP atingem em conjunto 46% das intenções de voto (contra 51% de PS+CDU+BE), que, no entanto, deverá ser suficiente para os colocar pelo menos próximo de uma maiorira absoluta.

Embora surja empatado com o PS, esta sondagem é globalmente positiva. Para além da subida nas intenções de voto para o PSD, verifica-se uma melhoria sensível da avaliação da imagem de Pedro Passos Coelho que, numa escala de 0 a 20, obtém uma avaliação média de 9,0 (+0,3) superando Paulo Portas (que subiu 0,3 pontos para 8,7) como líder partidário mais apreciado, enquanto que José Sócrates desce 0,1 pontos caindo para último lugar com apenas 7,4 pontos e Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã obtêm  7,7 (+0,4) e 7,5 (=), respectivamente. Sendo, ainda, Pedro Passos Coleho o líder partidário em que 22% dos inquiridos mais confia (José Sócrates obtem 20%).

Outros dois pontos desfavoráveis para o PS é o aumento de 2 pp da percentagem dos inquiridos que consideram que o desempenho do Governo tem sido muito mau (40%), e a redução dos que consideram que a actuação governativa tem sido má (-2 pp para 18%). 37% (-1%) classifica o desempenho do Governo como mau, 1% como muito bom e 4% não sabem ou não respondem. E, sobretudo, o aumento dos que consideram que algum partido da oposição faria melhor (+ 6 pp para 30%).

Sem comentários:

Enviar um comentário