terça-feira, 3 de maio de 2011

Os comentários à morte de bin Laden

Sou visceralmente contra a pena de morte e sinceramente incapz de ficar "feliz" com a morte de qualquer ser humano mesmo quando este era o auto-proclamado líder de uma organização responsável ataques terroristas apocaítpticos concebidos para fzer o maio número de vítimas inocentes que proclamou uma jihad contra os EUA e a civilização ocidental. Num mundo ideal, talvez Osama bin Laden devesse ter sido detido com um mandato de captura emitido por um tribunal e conduzido perante a justiça para ser julgado por um tribunal imparcial.

Dito isto chocam-me muitas das reações que tenho visto relativamente à operação que resultou na morte de bin Laden, por pessoas que desconfio que caso bin Laden tivesse sido detido estariam provavelmente agora a questionar a legitimidade da sua captura por forças americanas num Estado independente.

É que infelizmente, não vivemos num mundo ideal, a operação em causa foi uma operação militar - e não policial - e não me parece que bin Laden tivesse aceite pacificamente uma ordem de detenção e o resultado da operação tem, pelo menos, a vantagem de evitar intensas discussões e debates jurídicos. E, mais importante, julgo que ninguém terá dúvidas sobre a culpabilidade de bin Laden, a sua morte representa um triunfo (mas não o fim) sobre o terrorismo islâmico radical e não tenho dúvidas de que o mundo ficou mais seguro com bin Laden a descansar em paz no leito do mar arábico.

1 comentário:

  1. Sou Fluminense,mas fez bem esse Bin Laden ter morrido. q pena q ele não sofreu nada.

    ResponderEliminar